Em 1991 o fundador da Guardião Digital / OnlyOne, Carlos Eduardo Pacheco desenvolveu seu primeiro sistema voltado para Indústrias e Lojas de Confecção para atender as necessidades da rede de lojas da família. Com o passar dos anos, os sistemas e clientes foram se diversificando. Em 1999, a empresa passou a atuar como fábrica de software e a utilizar a marca OnlyOne Soluções Tecnológicas. Entre os sistemas desenvolvidos, alguns se consagraram como produtos: o GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos e o WorkFlow voltados para área de gestão documental, também o Sistema de Gestão Empresarial direcionado para pequenas e médias empresas, hoje também integrado com o emissor de NF-e - Nota Fiscal Eletrônica.
A partir de 2001, os sistemas e processos de gestão de documentos passaram a ser o foco da empresa. Foram desenvolvidas soluções para os mais diversos clientes e necessidades, o que significou maturidade, estabilidade, qualidade e funcionalidades diversas aos softwares e serviços.
Em 2007, os softwares GED, WorkFlow e outros da área de gestão de documentos, começaram a ser integrados em um único aplicativo. Já àquela época, com pioneirismo, todos os sistemas incorporavam a computação em nuvens (cloud computing), tão popular atualmente. O conjunto de tecnologias desenvolvidas para a gestão de documentos culminaram no lançamento da marca Guardião Digital, com a missão de solucionar todos os problemas corporativos com a gestão da massa documental, seja ela física ou digital.
Em 2011 a sede da empresa foi migrada para uma estrutura mais adequada aos serviços prestados. Com multinacionais como clientes, órgãos públicos e organismos internacionais, totalizando mais de 20.000 usuários, a Guardião Digital / OnlyOne está entre as mais avançadas tecnologias para a gestão de documentos e arquivos.